Entrevista - Selène D'Aquitaine

3

A Escritora,


   Meu nome é no RG é Adriana, porém gosto mais do meu nome artístico Selène d'Aquitaine. Tenho 20 anos, sou escritora de livros de ficção fantástica e estudante de Letras na Universidade de São Paulo (turma de 2011).  Descobri que sou apaixonada por linguística românica (hã?! Doida...), estudos de Teoria Literária, e História da Lingua Portuguesa.
   Gosto de escrever desde criança. Minhas melhores matérias sempre foram redação, filosofia e literatura. Eu adorava as aulas de redação/filosofia quando a professora pedia que criar histórias e poesias. Comecei fazendo histórias em quadrinhos (eu desenhava mal, mas era divertido), e depois parti para pequenos contos. Também gostava de inventar histórias enquanto brincava de bonecas, imaginava histórias baseadas nos personagens dos meus desenhos/livros favoritos (hum... eu ainda faço isso). Eu podia passar a tarde toda apenas imaginando histórias.
   Inicialmente eu escrevia histórias nos meus cadernos, mas depois passei a usar o computador. Como eu não entendi muito de computador/proteção contra vírus já aconteceu de eu perder vários textos (junto com a placa mãe...). Depois do trauma passei a salvar tudo em Cd/Pen-drive.
    Quando os blogs estavam no auge da moda, eu costumava publicar fanfics de um desenho que eu gostava, publicar crônicas... Com quinze anos decidi publicar meu primeiro livro Diário de Rabiscos misturando ficção com um pouco da realidade da minha vida. Com dezesseis anos lanei meu segundo livro, O Jardim das Rosas Negras, e então decidi adotar um nome artístico -Selène d'Aquitaine- que fosse o espelho da minha personalidade: tenho as minhas melhores ideais a noite (escrevo muito de madrugada, por exemplo), oras eu sou passional, oras sou séria, oras alegre, oras humor crítico e visão analítica... Gosto do estilo gótico, segunda fase do Romantismo na literatura, lugares bucólicos, da Lua, da noite, do silêncio, musica estilo medieval, língua e literatura francesa, heavy metal, rock sinfônico, etc.
    Comecei a escrever a minha Trilogia Annástria com 17 anos; os dois primeiros volumes já estão publicados, e o terceiro será lançado em breve. Enquanto eu trabalhava no segundo volume da minha trilogia eu prestava vestibular. Consegui passar nas três universidades que disputei vaga: PUC-SP, Mackenzie-SP e USP. Optei pela USP, curso de Letras.  Sou fluente em inglês, e estou estudando francês (treino leitura e vocabulário lendo os livros de Sempé-Goscinny), adoro ler, escrever e ir ao teatro.
   Além de escritora, posso considerar que sou um milagre: já sobrevivi a três cirurgias de risco, e também sobrevivi a um raríssimo (e grave)  câncer (neurofibrosarcoma) no ano de 2011, entre outras desventuras em série. Apesar de tudo, estou viva e sempre muito determinada, batalhadora e guerreira.




 1. Qual sua inspiração para escrever teus livros?

           São várias! Livros que eu leio, músicas que eu escuto, até mesmo as aulas da faculdade ajudam-se a ter inspiração. Também gosto de fazer pesquisas. Ler livros variados ajuda muito, pois você tem a oportunidade de conhecer o modo como cada autor trabalha sua idéia, seus personagens…


2. O que você acha de fazer parceria com blogs?

   Acho uma idéia muito legal! É uma maneira muito bacana de entrar em contato com o público leitor, e tornar seu livro conhecido através de resenhas e promoções. É lindo ver tantos blogs a favor da literatura!


3. Você se vê satisfeita com seus livros ou deseja mais?

    Tenho um carinho especial por cada livro escrevo, cada livro é uma fase. Procuro melhorar e aprender mais a cada livro.
Acredito que ainda tenho muito que aprender.


4. Porque resolveu escrever?
 
     Sempre gostei de ler, escrever, inventar histórias. Quando pequena eu inventava pequenos contos. Como é algo que amo muito decidi compartilhar, escrever para as pessoas.
 

5. Você já gostava de ler e escrever desde pequena?

    Sim, sempre amei ler e escrever. Eu inventava histórias novas para os personagens dos livros que eu mais gostava. Lembro que eu também fazia histórias em quadrinhos, desenhos meio tortos e cômicos. Além de ler e escrever, eu amava quando a minha mãe lia para mim na hora de dormir.


6. Quais são teus livros favoritos?

   As Crônicas de Nárnia (CS Lewis), Além do Planeta Silencioso (CS Lewis), Dom Casmurro (Machado de Assis), Os Pilares da Terra (Ken Follet), Capitães da Areia (Jorde Amado), A Demanda do Santo Graal (prosa medieval), O Apanhador no Campo de Centeio (J.D Salinger), Le Petit Prince (Antoine de Saint-Exupéry), Um Pilar de Ferro (Taylor Caldwell), todos do Harry Potter (JK Rowling), etc.


7. Você gosta mais de qual gênero?

   Adoro Ficção Fantástica, como os livros do Harry Potter e As Crônicas de Nárnia; e Romance Histórico, como Os Pilares da Terra (Ken Fullet) e Um Pilar de Ferro (Taylor Cardwell).


8. Quais autores chamam mais a tua atenção?

  Meus favoritos são Ken Follet, Machado de Assis, e CS Lewis. São autores maravilhosos, possuem livros únicos, mentes brilhantes e uma linguagem ótima, perfeita a meu ver. São autores que atingiram um nível incrível na tragetoria de sua carreita.


9. O que você gostaria de falar para nossos leitores?

   Gostaria, primeiramente, de agradecer a oportunidade dessa entrevista. Espero que vocês gostem dos meus livros e acompanhem meu trabalho, meus futuros livros. Espero que meus livros possam, de alguma forma, ser muito bom para vocês, que os façam felizes. Quem quiser conversar comigo e perguntar sobre os meus livros pode me mandar um e-mail, deixar um recado no meu blog… Gosto de conversar com os leitores! Se vocês possuem um sonho, algo que queiram muito, corram atrás do querem! Não desistam logo no primeiro obstáculo. Muito obrigada pelo carinho! Ah, e não se esqueçam: estarei na Bienal do Livro dia 19 de Agosto das 18:00 as 19:00 horas no estande de editora Delicatta (JR 78).


Contatos com a autora:

Blog da autora
Tumblr
Facebook
Fan Page
Twitter
Instagram: escritoraselene


Como sempre, muito atenciosa com todos, muito obrigado e continue sempre assim, uma pessoa simpática, acolhedora e linda!


Beijos,



3 comentários :

Gisele Bizarra disse... [Responder comentário]

Ótima entrevista! Faz um tempinho que tinha visto os livros dela na net e adicionei na estante do Skoob. Futuramente pretendo adquirir ^_^

Luciana Cardoso disse... [Responder comentário]

Muito boa a entrevista, confesso que não conhecia a Adriana ou melhor a autora Selène d'Aquitaine, depois que li essa entrevista fiquei curiosa pra saber sobre os livros que ela escreveu, li as sinopses dos livros e os achei muito bons. Ela escreve muito bem, quando vi que ela vai para a Bienal do livro pensei comigo (ela merece muito).

Parabéns Julia pela ótima entrevista e parabéns Selène d'Aquitaine pelo talento.

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei todas as entrevistas principalmente a do Ricardo Valverde...

Postar um comentário