[Entrevista] Cris Motta

0

A Cris é super-querida aqui no blog e é a autora do livro Baroak-A Estrela, o 1º da trilogia.

Cris Motta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Quando criança, ficava horas conversando com os personagens das histórias que inventava. Antes de embarcar no mundo mágico da literatura, formou-se em jornalismo e trabalhou em emissoras de rádio e televisão. Iniciou sua carreira na Rádio Tupi, posteriormente trabalhou na Rede Bandeirantes e, por último, na Rede Globo. Nesta empresa atuou nos programas Criança Esperança, Mais Você, entre outros. Atualmente, mora no Rio de Janeiro com seu marido e seus três filhos.

Entrevista:

1. Qual sua inspiração para escrever teus livros?
Minha inspiração vem do contato com meus filhos, sobrinhos e de fatos que acontecem ao longo da vida.

2. O que você acha de fazer parceria com blogs?
Acho ótimo e para mim é uma novidade. Confesso que não sabia que essa fatia da blogosfera era tão atuante.

3. De onde veio o nome do seu livro?
Você acredita que soou aos meus ouvidos? Não procurei pelo nome, ele surgiu.

4. Você enfrentou dificuldades para publicar e divulgar o seu livro?
Sim! Uma editora chegou a responder que não publicava autores nacionais. No primeiro momento fiquei desanimada, mas logo depois já estava procurando por outra editora. A divulgação também é complicada... O escritor não deve esperar por ninguém. Tem que arregaçar as mangas e participar de eventos nas escolas, bate-papo, feiras culturais.

5. Como você se sentiu quando conclui o seu livro?
Feliz. Pronta para escrever o próximo. Não tive a sensação de vazio, como muitos falam.

6. Você se vê satisfeita com seus livros ou deseja mais?
Pretendo terminar a trilogia Baroak e depois escrever um livro para crianças.

7. Porque resolveu escrever?
Foi por acaso. Comecei a escrever na época em que sai do meu emprego (trabalhava na televisão) e passei a conviver  por mais tempo com meus filhos. Acredito que o universo deles tenha me inspirado.

8. Você já gostava de ler e escrever desde pequena?
Muito! Além de escrever e ler amava desenhar. Toda historinha que inventava, ilustrava.

9. Quais são teus livros favoritos?
O pequeno príncipe, A sombra do vento, Cem anos de solidão, Do amor e outros demônios, O alienista, O mundo de Sofia, Pollyanna... São muitos!

10. Você gosta mais de qual gênero?
O gênero dramático. Mas adoro livros de aventura.

11. O que você diria para alguém que quer começar a carreira como escritora(o)?
Que acredite em sua história e nunca desanime ao receber um “não”.  Leia vários estilos literários; diversificar nos deixa munidos na hora de construir a obra.

12. Quais autores chamam mais a tua atenção?
Gabriel Garcia Marquez. A narrativa dele é maravilhosa.

13. Você acha que a literatura nacional está melhorando a cada ano?
Acho sim, Julia! E fico muito feliz. Quando concordo que está melhorando, digo no todo. Mesmo que seja devagar, o mercado está ampliando e os escritores nacionais mostrando o quanto são bons.  

14. O que você gostaria de falar para nossos leitores?
Que escrevi Baroak- a estrela com muito carinho e espero que a mensagem do livro toque vocês!;-)


Muito obrigado Cris! Você é uma fofa e adoramos entrevistar você!
Beijos e espero que tenham gostado!



0 comentários :

Postar um comentário