Entrevista - Ricardo Valverde

0

Ricardo Valverde é professor, escritor e atualmente vive em São Paulo. “2012 – O segredo do Monte Negev” é seu segundo romance, o terceiro livro editado pela Novo Século, e corresponde à sequência da obra “2012 – O menino que previu o apocalipse”. 
Indicado ao Prêmio Codex de Ouro 2011, o autor se consolida como um dos novos nomes da literatura nacional.




1. Quais são suas inspirações para escrever teus livros?

Escrever para mim é como uma oração, um alimento. Passou a ser uma necessidade vital, tal como respirar. Eu busco inspiração em tudo o que está ao meu redor. Não vejo meios de ser diferente já que nosso mundo é repleto de beleza e mergulhado em segredos, crenças e inúmeros mistérios. E quando amamos o que fazemos algo que não conseguimos mensurar e nem explicar parece chuviscar em nossas mãos ferramentas como “intuição, criação e determinação”. Nós só temos o trabalho de colocar tudo isso em prática. Falando especificamente desses dois últimos livros, 2012 – O Menino que previu o Apocalipse e 2012 – O Segredo do Monte Negev (Novo Século Editora), além da inspiração para criar os personagens e os conflitos dos dois romances, muito estudo foi necessário, o que só tornou os projetos ainda mais emocionantes. Sou um apaixonado por Nostradamus desde os meus 17 anos de idade. Estudei sua vida, seus feitos e a maioria de suas profecias, o que me levou a conhecer outros povos e a estuda-los também. Conheci um pouco sobre a vida dos Maias, dos Egípcios, Índios Holpi, Essênios, Hindus e tantos outros. Na verdade, as duas histórias vieram ao meu encontro e os dois romances acabaram nascendo naturalmente. O primeiro livro, 2012 – O Menino que previu o Apocalipse começou a ser escrito no início de 2009. Entre os rascunhos, o desenvolvimento da narrativa e a viagem ao Egito e Roma para concluir meus estudos e contar com mais veracidade o dia a dia dos personagens, levando em conta os costumes e a cultura de seus povos, foram nove meses. Enquanto o primeiro romance estava em processo de avaliação, eu iniciei o segundo livro, 2012 – O Segredo do Monte Negev. Essa sequência teve o mesmo método de criação. Eu estive em Israel e da mesma maneira que fiz no primeiro romance, visitei todos os locais presentes no texto. Foram mais oito meses até escrever a última frase e concluí-lo.


2. O que você acha de fazer parceria com blogs?

Os Blogs literários assumiram hoje um papel muito importante na divulgação de obras, de autores e editoras. Mas, creio que o maior benefício que eles trouxeram para o cenário literário em geral foi o estreitamento e a aproximação entre autores e leitores. Isso é fundamental!

3. Você se vê satisfeito com seus livros ou deseja mais?

Eu estou muito feliz e sou extremamente grato a muita gente nesses longos dez anos em que iniciei a minha vida literária. Mas eu ainda quero mais. Desejo aprender novas técnicas e escrever cada vez mais e com mais qualidade. Afinal, não existem limites para os sonhos, não é mesmo?



4. Porque resolveu escrever?

Precisava me alimentar do que mais amava. Sentir-me vivo para contribuir e ser útil com o planeta de alguma forma. E não existe maneira mais adequada de exercer isso do que fazendo o que se gosta.



5. Você já gostava de ler e escrever desde pequeno?

“Se não existissem os livros eu não teria nascido neste planeta”. Esta talvez seja a frase que meus pais e meus amigos mais me ouviram dizer. Desde pequeno sou apaixonado pelas palavras, páginas, capas e até pelo cheiro dos livros. Quando minhas ações, sonhos e aspirações me levaram para a literatura, eu simplesmente sabia que tinha encontrado o meu destino. Não me vejo fazendo outra coisa.

6. O que você gostaria de falar para nossos leitores?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecê-los. Não existiriam livros sem leitores e isso tornaria nosso planeta um lugar muito pobre. Em segundo, não tenham medo de se arriscar, de correr atrás de seus sonhos, tampouco de fazer o que mais amam. Sempre haverá um tesouro escondido, nos aguardando, exatamente aí.

Um grande abraço,
Ricardo Valverde.


Livro publicados por Ricardo Valverde:

O nômade2012 – O Segredo do Monte Negev2012 - O menino que previu o apocalipse
OceânicoVoando Livremente

0 comentários :

Postar um comentário